Coluna Lombar Protegida pelo Pilates

Foto: Internet

A lombalgia, dor que ocorre na região da coluna lombar e pode irradiar para a bacia ou pernas, é um dos sintomas mais comuns entre as pessoas. Cerca de 80% da população já teve ou vai ter dor na coluna lombar. Para lidar com esse problema é necessário saber 3 coisas: 1º- porque a dor lombar é tão comum; 2º – quais são os fatores que facilitam seu aparecimento; 3º – porque a maioria das pessoas melhora logo no primeiro mês enquanto outras permanecem com a dor.

O aparecimento da dor lombar ocorre na maioria das vezes de duas principais maneiras. A primeira é quando uma pessoa vai fazer algum esforço como carregar uma mala muito pesada ou faz um movimento brusco. Nessa situação a dor é intensa logo no início. A segunda é quando a pessoa começa a sentir um leve desconforto ao ficar sentada por mais tempo ou quando fica de pé, por exemplo.

Nesse caso a dor vai aumentando gradativamente ao longo dos meses ou até de anos até tornar-se incapacitante. A maneira que as pessoas posicionam-se e se movem para realizar suas atividades diárias e suas atividades físicas são determinantes para o início e a persistência de uma dor lombar.

O estresse excessivo e a ansiedade somam-se a isso, aumentam a tensão nos músculos e alteram mais ainda a postura. Além disso, o desequilíbrio freqüente do estresse e ansiedade dificulta nossa percepção em relação às posições e sensações que não são favoráveis para nosso corpo, fazendo-nos ficar por mais tempo em posturas de risco.

O sedentarismo normalmente leva as pessoas a combinarem todos esses fatores, sendo assim uma dos principais favorecedores da dor lombar. O sedentarismo deixa os músculos fracos e tornando-os lentos para proteger a coluna quando for preciso. Então quando se combina com a má postura gera sobrecargas grandes na coluna lombar.

O Pilates é um método com características muito eficientes para prevenir e evitar o retorno de dores lombares. O corpo sempre está em movimento fluido, o professor incentiva o movimento mais correto possível com a contração dos músculos mais poderosos para estabilizar a coluna e melhorar a postura, alonga e oferece resistência para todos os músculos, todo movimento é sincronizado com a respiração lenta. Por isso o aluno sai da aula sentindo que fez uma atividade física, mas ao mesmo tempo relaxado e mais concentrado para suas atividades subseqüentes. As aulas são sempre diferentes uma das outras e o professor orienta no máximo 3 pessoas por aula. Dessa forma é possível personalizar os objetivos de cada um e evitar movimentos errados durante a execução dos exercícios.

A prática pode ser através da bola e no solo, mas para pessoas com sintomas lombares se beneficiam mais com a utilização dos aparelhos. Os professores são eduacadores físicos ou fisioterapeutas (no caso de reabilitações) e investem muito tempo e dinheiro em seu aprimoramento profissional. Por tudo isso a aula de Pilates é mais cara que outras atividades, mas quem faz sabe como é saudável e motivador.

Que tal deixar o sedentarismo e a dor de lado incluindo o método no seu dia-a-dia agora?

Fonte: http://www.impdor.com.br

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Sobre Pilates em Casa

PILATES EM CASA é uma proposta de aulas ministradas individualmente ou em duplas, no solo, com uma série de acessórios específicos para o método, e realizadas na própria residência ou espaço escolhido pelo aluno. O Pilates é indicado para todas as pessoas, de qualquer faixa etária e nível de condicionamento físico, uma vez que os acessórios auxiliam ou dificultam os movimentos, conforme desejado. Algumas das coisas que o Pilates pode fazer por você: - Fortalece os músculos; - Promove o equilibrio entre força e flexibilidade, reduzindo o risco de lesões; - Melhora a performance das atividades diárias e profissionais; - Melhora a postura e a mobilidade das articulações, aliviando dores; - Alivia o estresse; - Melhora a capacidade de concetração. O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos: gestantes, idosos, atletas, atores, bailarinos e pessoas que desejam melhorar sua aptidão física sem o desconforto e tumulto das academias. Nas aulas em solo, os alunos usam acessórios como bolas, rolos, discos de rotação, dentre outros. Alguns benefícios de fazer PILATES EM CASA Comodidade Economia Segurança Para saber mais acesse http://luanaaraujosite.wix.com/site
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