Caminhada e Pilates – A combinação perfeita!

O Pilates talvez seja uma das melhores formas de exercício existentes. Se tem um defeito, talvez seja o fato de ter uma baixa influência sobre o desenvolvimento cardiorespiratório.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é importante praticar exercícios físicos para a manutenção da saúde. O ideal segundo a OMS, seriam pelo menos 5 sessões de 30-40min por semana. É importante que seu programa  seja composto por exercícios cardiovasculares (como a natação, a corrida e a caminhada), exercícios de força e exercícios de flexibilidade.

O Pilates, quando bem trabalhado, consegue desenvolver a força e a flexibilidade, mas oferece pouco estímulo para a parte cardiovascular.
Como resolver?

É fácil, basta combinar o seu treino de Pilates com outra atividade cardio. As opções são muitas como a corrida, a natação, o ciclismo, mas talvez a forma mais fácil e acessível a todos seja a caminhada.

A caminhada não requer nenhum equipamento especial (além de um calçado adequado) e não possui movimentos complicados. Qualquer um pode caminhar, e possivelmente é uma das formas mais seguras de exercício, já que é fácil, acessível e é possível de ser realizada, mesmo por aqueles que estão sedentários a algum tempo.
Alguns estudos sugerem que nosso corpo foi desenvolvido para caminhar, e que o ato de andar seria mais natural do que sentar, levantar ou correr.

Para se ter uma idéia, a corrida é muito mais estressante para o coração e para as articulações, o que muitas vezes leva a uma maior incidência de lesões aos corredores. O impacto sofrido na corrida é da ordem de 3 a 4 vezes o peso corporal do praticante, enquanto na caminhada isso fica abaixo de 2 vezes o peso do corpo.

Enquanto a caminhada é mais gentil como o seu corpo, ela pode ser tão benéfica quanto a corrida na perda de peso. Se você caminhar 30 minutos a pelo menos 6km por hora irá queimar 165 calorias no plano, 225 numa inclinação de 5% e 360% numa inclinação de 10%.

Dicas para caminhar:

Postura: Para conseguir melhores resultados, é crucial que você mantenha uma boa psotura. Olhe para frente, mantenha a coluna ereta, braços e ombros relaxados.

Respire normalmente: nunca prenda a respiração durante a caminhada.

Caminhe, não corra! Para melhor estímulo de sua caminhada é importante que você mantenha um ritmo constante, mas não muito rápido. Se a caminahda estiver muito difícil, respire fundo e diminua um pouco o ritmo.

Caminhe em ritmo confortável e interrompa a atividade caso sinta dor ou desconforto.

Combine as caminhadas com seus treinos de Pilates. O ideal é intercalar os dias de exercícios. Por exemplo, se você treina pilates de segunda e quarta-feira, tente caminha às terças e quintas-feiras. Caso o seu tempo seja apertado, que tal largar o carro em casa e ir para sua aula de Pilates caminhando?
 
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Sobre Pilates em Casa

PILATES EM CASA é uma proposta de aulas ministradas individualmente ou em duplas, no solo, com uma série de acessórios específicos para o método, e realizadas na própria residência ou espaço escolhido pelo aluno. O Pilates é indicado para todas as pessoas, de qualquer faixa etária e nível de condicionamento físico, uma vez que os acessórios auxiliam ou dificultam os movimentos, conforme desejado. Algumas das coisas que o Pilates pode fazer por você: - Fortalece os músculos; - Promove o equilibrio entre força e flexibilidade, reduzindo o risco de lesões; - Melhora a performance das atividades diárias e profissionais; - Melhora a postura e a mobilidade das articulações, aliviando dores; - Alivia o estresse; - Melhora a capacidade de concetração. O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos: gestantes, idosos, atletas, atores, bailarinos e pessoas que desejam melhorar sua aptidão física sem o desconforto e tumulto das academias. Nas aulas em solo, os alunos usam acessórios como bolas, rolos, discos de rotação, dentre outros. Alguns benefícios de fazer PILATES EM CASA Comodidade Economia Segurança Para saber mais acesse http://luanaaraujosite.wix.com/site
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