Pilates, custo ou benefício? Por que a aula é cara?

Foto: Internet

A maioria das pessoas que têm vontade de fazer aulas de Pilates quando se depara com os preços, acabam adiando a decisão ou mesmo desistindo. A prática de Pilates traz, comprovadamente, benefícios incomparáveis à saúde, mas devido ao custo mensal, tornou-se um “desejo de consumo”. Por que será que essas aulas são mais caras que as de ginástica comum?

Por que aula de Pilates é cara?

Recebo algumas perguntas e até críticas sobre o preço das aulas de Pilates. Aqui, gostaria de discutir essa questão e ficaria feliz com a sua opinião.

Costumo dizer que produto/serviço caro é aquele que não atende às suas expectativas.

Qual a sua opinião?

Alguns fatores devem ser levados em consideração:

Investimento do profissional é caro

Em entrevista para o Revista Pilates, William Melilli, gerente comercial da Metalife Pilates, atuante na fabricação de equipamentos, consultoria e treinamento profissional, afirma que o valor cobrado pelas aulas de Pilates está associado ao alto nível da formação dos profissionais e ao custo de investimento inicial em segurança, ou seja, qualidade de equipamentos. Um bom estúdio, bem equipado, com professor especializado e certificado internacional requer bom investimento inicial e constante investimento em atualização tanto profissional quanto dos aparelhos.

Dependendo da região do país, a mensalidade cobrada para duas aulas por semana, pode variar de R$150,00 até R$550,00. Outro fator que se deve levar em conta é o atendimento personalizado característico do método. As aulas de Pilates, quando não são individuais, são dadas para 3 ou 4 pessoas, no máximo. Ao contrário das aulas de ginásticas em academia, que chegam a somar 20 ou mais pessoas numa mesma sala. O Pilates é baseado na atenção e consciência corporal. O olhar do professor deve estar sempre atento a cada movimento do aluno, como um personal trainer.

Porém, é importante ressaltar que o custo vale pelo tamanho do benefício. O Pilates conquistou o mundo pelo rápido resultado apresentado com uma rotina de treino. Resultados estes que previnem e tratam problemas de saúde como dores na coluna, ansiedade e tensões musculares decorrentes do stress. Sendo assim, se pensarmos que um mês inteiro de aulas de Pilates custa o mesmo do que uma sessão apenas de fisioterapia ou psicoterapia, daí até fica barato.

Paga-se pelo serviço como um todo

Diferente de uma consulta médica, o aluno paga não apenas pelo atendimento. As aulas precisam ser preparadas previamente, e muitas vezes demandam pesquisas e leitura. Tudo baseado em uma avaliação física e postural realizada na primeira aula. Montar a aula, dependendo do caso, pode levar mais tempo do que a aula propriamente dita. Claro que essa proporção diminui a medida que o profissional torna-se mais experiente.

Em estúdio, o atendimento geralmente é individual, quando muito com três ou quatro alunos e isso também encarece o valor da aula.

Outras facilidades podem fazer o preço ser mais salgado como localização, existência de estacionamento, política de reposições e concorrência.

Valorização profissional

Se eu não valorizar o meu trabalho, quem o fará? Essa é a pergunta que eu me faço e que todos deveriam fazer. Já perdi alunos em função do valor da minha aula e não me abalo com isso. Paga quem quer (às vezes quem pode) e mesmo assim tenho muitos horários ocupados.

O que não posso admitir é cobrar pouco por um serviço de qualidade, que toma boa parte do meu tempo e da minha energia, para o qual estudei (e estudo) muito e perceber que o aluno não valoriza isso. Muitas vezes  a pessoa gasta com roupas de grife, viagens ao exterior, carro, restaurante, balada e quer economizar com a própria saúde!

Não sou instituição filantrópica, mas contribuo da forma que posso para atender àqueles que realmente precisam. Uma das formas que o Espaço Pilates Pirenópolis realiza é a Clínica Social, um horário reservado, uma vez por semana,  para pessoas locais com menos recursos e / ou para gestantes que visam qualidade de vida na gravidez. Tudo isso a um valor diferenciado. Além disso através do blog, com informações gratuitas e de qualidade.

Formar-se em Pilates e manter um estúdio com equipamentos de qualidade requer investimento. Porém, tem-se a certeza de retorno e satisfação. Não só para o investidor que souber gerir bem seu negócio e manter-se atualizado, mas também para o praticante das aulas. Ou seja, os dois lados da moeda, professor e aluno, só tem a ganhar. Quem decide investir em Pilates encontra um bom negócio para a vida toda.

Anúncios

Sobre Pilates em Casa

PILATES EM CASA é uma proposta de aulas ministradas individualmente ou em duplas, no solo, com uma série de acessórios específicos para o método, e realizadas na própria residência ou espaço escolhido pelo aluno. O Pilates é indicado para todas as pessoas, de qualquer faixa etária e nível de condicionamento físico, uma vez que os acessórios auxiliam ou dificultam os movimentos, conforme desejado. Algumas das coisas que o Pilates pode fazer por você: - Fortalece os músculos; - Promove o equilibrio entre força e flexibilidade, reduzindo o risco de lesões; - Melhora a performance das atividades diárias e profissionais; - Melhora a postura e a mobilidade das articulações, aliviando dores; - Alivia o estresse; - Melhora a capacidade de concetração. O Pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos: gestantes, idosos, atletas, atores, bailarinos e pessoas que desejam melhorar sua aptidão física sem o desconforto e tumulto das academias. Nas aulas em solo, os alunos usam acessórios como bolas, rolos, discos de rotação, dentre outros. Alguns benefícios de fazer PILATES EM CASA Comodidade Economia Segurança Para saber mais acesse http://luanaaraujosite.wix.com/site
Esse post foi publicado em Aulas, Pilates e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s